Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Notícias AARP


Nota de repúdio

publicado em: 29/12/2016

A Associação dos Advogados de Ribeirão Preto repudia de forma veemente o lamentável comentário do jornalista e apresentador Rodrigo Bocardi, nesta data, no telejornal BOM DIA SP, que ao comentar a versão dos fatos pelo advogado de defesa dos acusados da morte do vendedor ambulante no Metrô Pedro II, sugeriu que o advogado também devesse ser preso.

O infeliz comentário do jornalista ao advogado manifesta uma visão preconceituosa e equivocada atualmente aplicada ao advogado criminalista, cujo mister é o de preservar as garantias constitucionais da defesa e do devido processo legal para as pessoas acusadas de crime. O comentário sugerindo que o advogado fosse preso junto com seus clientes aprofunda, infelizmente, a perspectiva equivocada da criminalização do advogado, em que este é confundido com o cliente acusado de conduta criminosa.

Igualmente ao jornalista que não entrega sua fonte, mesmo que seja um criminoso, do médico que cura mesmo que seja um criminoso, do ator que também entretém o criminoso, do lixeiro que recolhe o lixo do criminoso ou até mesmo do sacerdote que ouve a confissão do criminoso e o perdoa dos seus pecados, o advogado, ao prestar seus serviços de defesa técnica ao criminoso, não pode ser visto como seu cúmplice.

Advogados criminalistas não são criminosos, não compactuam de forma alguma com o crime, mas cumprem o seu papel de fiel observância da aplicação da lei. A lei que deve ser respeitada e cumprida por todos, sejam culpados ou inocentes, ricos ou pobres, homens ou mulheres.

Como cidadãos somos chamados a entender e respeitar o papel do advogado no tecido social, onde este desempenha, em ministério privado, uma função pública, que é a defesa dos direitos. O advogado criminalista, por sua vez, assegura a observância de um dos maiores direitos conquistados pela humanidade e erigido a direito inalienável em todos os países: o direito de defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

A Associação dos Advogados de Ribeirão Preto-SP jamais será indiferente e nem deixará que os advogados tenham violadas suas prerrogativas profissionais. Atacar gratuitamente a classe dos advogados, fazendo entender que esse profissional compactua com a criminalidade, é desconhecer as leis, suas estruturas, atribuições e competências, principalmente garantidas pela Constituição Federal.

O infeliz comentário proferido pelo jornalista e apresentador Rodrigo Bocardi da Rede Globo de Televisão, o qual ensejou a presente NOTA DE REPÚDIO, proporcionou constrangimento e agressão às prerrogativas da advocacia frente à sociedade. Atingiu não apenas de forma individual cada advogado, mas a toda classe e, por consequência, a sociedade local, em face das atitudes ofensivas que devem ser repudiadas em todas as circunstâncias, sempre que dirigidas de forma açodada.

DANIEL SEIXAS RONDI
Presidente da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto/SP



endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital