Representantes de entidades da sociedade civil de Ribeirão Preto realizam manifestação em apoio ao SUS, para que não haja perda de verbas. O movimento será no dia 24 de junho, às 19h, na esplanada do Theatro Pedro II. Segundo os organizadores, o governo federal anunciou medidas que podem resultar em corte de verbas para o Sistema. Entidades ligadas à saúde já anunciaram que pressionarão parlamentares para que o SUS não seja prejudicado com os pretendidos cortes.
A emenda constitucional 86/2015, que trata dos recursos federais para a saúde, determina que 13,2% da receita corrente líquida devem ser aplicados em saúde. A proposta do governo – que também vale para a educação – é que os recursos sejam reajustados pelo índice da inflação do ano anterior, no mínimo. A medida valeria para o próximo ano – 2017. É possível que, pela nova regra, as verbas sejam menores que o garantido pelo sistema vigente – neste caso, é possível aumentar, mas com cortes de outras despesas. Segundo a Folha de S. Paulo, o presidente da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner Campos, declarou que a entidade vai atuar para manter as regras atuais.
Em Ribeirão Preto, já anunciou adesão à manifestação o Conselho Municipal de Saúde. “Temos de defender o SUS para que ele garanta as necessidades e direitos básicos da população com dignidade”, diz o presidente da entidade, José Ricardo Guimarães Junior. Ademais, aponta o mesmo, que o Governo Federal gasta quase seis vezes mais em pagamentos de juros a instituições bancárias do que com a saúde da população. A AARP-Associação dos Advogados de Ribeirão Preto também anunciou apoio incondicional ao movimento em defesa do SUS por acreditar ser de suma importância a saúde da população em geral.

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580