Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Notícias AARP


Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

publicado em: 17/10/2022

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

Fome e pobreza. A correlação sombria que assola milhões de pessoas ao redor do mundo ainda é um problema persistente. Onde há pobreza, na maioria das vezes, há fome. 

E, nas sombras da fome e da pobreza, se escondem outros problemas que escurecem ainda mais o local onde essas sombras se espalham: violência contra os indefesos, roubos, tráfico de drogas, abusos sexuais e tantas outras mazelas sociais.

A data 17 de outubro tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria e fome crônica.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade.

De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

As Nações Unidas almejam um novo compromisso dos países para que a pobreza se torne um tema do passado. O chamado faz parte da mensagem do secretário-geral pela data de hoje: 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O tema da celebração em 2022 é a “Dignidade para todos na prática”. A organização estima que 1,3 bilhão de pessoas vivem em diversas dimensões da pobreza. O chefe da ONU destaca que a dura verdade é que “o mundo está a retroceder” nessa vertente.

Guterres enfatiza que a pandemia impulsionou milhões de pessoas a essa situação, recuando mais de quatro anos de progresso. As desigualdades aumentam e, dentro dos países, as economias sofrem com perdas de empregos, aumento vertiginoso de preços de alimentos e energia, além das “sombras crescentes de uma recessão global”.

Para o líder das Nações Unidas a crise atual se juntou às do clima, de conflitos violentos, da dívida e atrasa no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para o secretário-geral, o lema central deve movimentar uma ação global urgente para travar a pobreza.



fonte: https://brasil.un.org/pt-br/about/about-the-un
endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital