Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Notícias AARP


Advogado alerta para importância da opinião pública respeitar o rito jurídico

publicado em: 19/12/2016

A presunção da inocência é um princípio universal do direito. Segundo o advogado Juarez Melo, da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP), alguns dispositivos legais, sobretudo no Brasil, provocam a sensação de impunidade. Ele é coordenador do Observatório das Eleições da AARP e chama a atenção para um comportamento comumente visto na sociedade que é a exaltação da opinião pública em relação aos acusados ou suspeitos de corrupção - ou outras infrações - pode gerar equivocada percepção de impunidade. É o caso, por exemplo, de julgamentho público precoce, antes do sentenciamento do réu.

“É óbvio que queremos a apuração rápida e, se culpados, a condenação. Porém, o rito jurídico deve ser seguido, por mais demorado que possa parecer, garantindo o amplo direito de defesa, previsto na Constituição Federal e sacramentado pelo Código de Processo Penal, a produzir o resultado correto e justo”, explica.

Ele argumenta que, o correto encaminhamento do processo pode reduzir o risco de erros processuais que podem levar à condenação de inocentes ou absolvição de culpados. “Tudo deve ser feito corretamente até para evitar anulação de um processo por erros jurídicos, que pode vir a beneficiar um culpado com a prescrição”, explica.

“É lamentável que tenhamos passado a debater política no âmbito criminal. Porém, é necessário que, a despeito da comoção geral e das justas manifestações generalizadas de indignação, todos os processos legais, de acusação e defesa, sejam garantidos e respeitados, para o bem da justiça”, opina.



endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital