Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Notícias AARP


AARP e OAB solicitam identificação dos PMs acusados de abuso de autoridade

publicado em: 15/06/2016

AARP e OAB solicitam identificação dos PMs acusados de abuso de autoridade
Diego Alvim e Hugo Amorim

Advogados encaminham processo para julgamento de sessão de desagravo

Os advogados vítimas de abuso de autoridade por parte de uma guarnição da PM/SP composta por quatro policiais militares (um oficial, um sargento, um cabo e um soldado) de Ribeirão Preto oficiaram o 51° Batalhão da Polícia Militar, na cidade, solicitando a identificação dos acusados. A Comissão de Direitos e Prerrogativas de Ribeirão Preto da 12ª Subsecção da OAB aguarda a identificação para dar seguimento ao processo que pede sessão de desagravo aos advogados Hugo Amorim Côrtes e Diego Cardoso Alvim.

Em março de 2016, os advogados, assistidos pela Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP), entraram com pedido de desagravo junto à Comissão de Direitos e Prerrogativas, após lavrarem Boletim de Ocorrência por abuso de autoridade e entrarem com representação junto ao Comando da Polícia Militar em Ribeirão Preto. Daniel Rondi, presidente da AARP, nomeou comissão para acompanhar o caso.

Após devida identificação dos policiais, o pedido passará por análise da Comissão e, se acatado, será remetido ao Conselho Regional de Prerrogativas da OAB que pode acolher o pedido de liminar ou não, segundo informações do advogado Alexandre Colucci, coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas em Ribeirão Preto. Se acolhido o pedido pelo Conselho, será agendada a sessão solene de desagravo.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas é responsável por apreciar e julgar os processos internos da OAB/SP, em toda região, contra as autoridades públicas que possam ter desrespeitado, ofendido ou cerceado o advogado no exercício de sua profissão. Desses julgamentos, com oportunidade de amplo direito de defesa às autoridades, se confirmadas as denúncias, o advogado atingido, é desagravado em sessão pública e solene, quando a OAB comunica oficialmente à sociedade a arbitrariedade ocorrida e a autoridade que a cometeu, registrando o seu repúdio àquela conduta ilegal praticada e o apoio de todos os advogados ao profissional ofendido. Também, conforme as circunstâncias, do mesmo processo, a OAB faz as representações contra tais autoridades aos seus órgãos corregedores.

Entenda o caso
No dia 1° de março, os advogados Hugo e Diego foram desrespeitados em suas prerrogativas profissionais por policiais militares na Central de Flagrantes da Polícia Civil ao tentarem atender presos sob custódia. Houve ameaças, coação e intimidação dentro da delegacia por parte dos policiais militares contra os advogados. Eles denunciam que PMs estão cerceando garantias legais dos acusados presos, mantendo-os na rua ou dentro das viaturas policiais durante horas sem apresentá-los à autoridade policial e, com isso, impedindo o contato deles com seus representantes, infringindo todas as garantias legais de cidadania. Houve agressões verbais e ameaças aos denunciantes, tudo devidamente comprovado em vídeo registrado pelos celulares dos ofendidos.



endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital