Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Museu AARP


Biografia Jorge Marcos Souza

publicado em: 28/11/2019

Biografia Jorge Marcos Souza

Jorge Marcos Souza presidiu a Associação dos Advogados de Ribeirão Preto no ano de 2001.
 


Natural de Passos, Minas Gerais, passou a infância em Furnas e em 1965, mudou-se com a família para Passos-MG e mais tarde veio morar em Ribeirão Preto.

Em 1975, começou a cursar Direito na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, o qual foi concluído em 1979. Começou a advogar neste mesmo ano, com escritório no centro de Ribeirão Preto, mas logo passou a fazer advocacia regional. Sua advocacia abrangia todas as áreas, sendo mais intensa na Criminal e Trabalhista.
 

Trabalhou na Associação dos Servidores Municipais, depois passou a advogar para vários sindicatos de trabalhadores rurais da região (de Cravinhos, Sales Oliveira, Pontal, etc.).

Como advogado dos sindicatos, participou do levante dos bóias-frias iniciado em Guariba, em 1984. A partir de 1984 passou a advogar para o Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho, o que faz até a presente data.

Nesta qualidade, participou de inúmeros movimentos sociais, tendo contribuído com as negociações entre Capital e Trabalho, sempre procedendo com energia na defesa de seus constituintes, porém com lealdade aos adversários.

Ao lado da advocacia, sempre exerceu atividade política. Aliás, esta começou bem antes, pois já em 1970 fazia política de esquerda, seja nas eleições e em qualquer movimento que fosse contra a Ditadura Militar. Ingressou no MDB assim que completou 18 anos. Em 1978, participou do Movimento Contra a Carestia, o qual era praticamente nacional. Em 1979, fez parte do Comitê Brasileiro pela Anistia, núcleo de Ribeirão Preto, na função de tesoureiro.

A partir de 1979, já como advogado, participou praticamente de todos os movimentos grevistas da região. Em 1986, foi candidato a deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro - PCB, recém legalizado, obtendo expressiva votação. Em Sertãozinho, contou com 2% dos votos de todo eleitorado.

A partir de 1987, passou a se dedicar mais à advocacia, militando sempre em todas as áreas, com mais intensidade na área trabalhista, mas sem descuidar das causas cíveis e criminais, tendo, inclusive, feito vários júris na região. Advoga para vários sindicatos, como o Sindicato dos Metalúrgicos, Motoristas, além de outros.

Ajudou a fundar o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrana, Sindicato de Motoristas de Ônibus Urbanos de Ribeirão Preto e de Trabalhadores Rurais de Guará.

Participou de inúmeros seminários e congressos. Fez pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública Municipal, em 1996. Em 1998, cursou Temas Atuais de Processo Civil e, em 1999, Questões Atuais de Processo.

Tem vários trabalhos jurídicos publicados. Em 1989, foi eleito Conselheiro da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto. Dez anos depois foi novamente eleito e em 2001 exerceu o cargo do presidente da entidade.
 

Em fins de 2001, foi reeleito conselheiro na mesma associação, para mais um mandato de três anos.

Foi eleito presidente da 12ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Ribeirão Preto em 17/11/03, cujo mandato teve início em 01/01/04 e término em 31/12/06. Foi reeleito presidente novamente, para mais um mandato de três anos, de 2007 a 2009. 

A partir de 2014, foi duas vezes eleito conselheiro da AARP, tendo exercido a cargo de vice-presidente por dois anos, na gestão do Dr. Daniel Seixas Rondi.

As gestões de Jorge Marcos tanto na AARP como na OAB tiveram como objetivo maior a defesa das prerrogativas.

Procurou-se fazer uma gestão democrática, com a participação de vários advogados, os quais gozavam de ampla autonomia e confiança.

Principalmente na OAB, em razão de suas características, procurou participar de todos os acontecimentos na cidade, sendo grande a presença da OAB na mídia e em todos os eventos importantes.

Uma grande vitória de suas gestões foi a mudança do Fórum Trabalhista para as proximidades dos demais fóruns, formando a Cidade Judiciária, o que facilita muito a vida do advogado e do cidadão.

Na primeira gestão da OAB, a Subseção de Ribeirão Preto participou de campanha pela regulamentação do Direito de Greve do Servidor Público, tendo elaborado um anteprojeto com este objetivo.

Em 2006, uma grande facção criminosa protagonizou uma série de ataques no Estado de São Paulo, quando houve vários assassinatos de policiais e também de delinquentes. A Subseção de Ribeirão Preto, sob a direção de Jorge Marcos, teve atuação intensa, com o objetivo de evitar chacinas, com execução de inocentes.

Quando no Estado todas as pessoas sequer saiam à noite, em Ribeirão Preto muitos advogados se arriscavam indo a delegacias, junto com a OAB, para garantir o cumprimento da Lei.
 

Outra marca de suas gestões foi jamais deixar de encaminhar reclamação de advogado as corregedorias, fosse contra juízes, promotores ou delegados.



endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital