Para o topo

Rua Otto Benz 1100 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-580

(16) 3965 5158
Whatsapp: (16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nossa perfil do Instagram

• Notícias AARP


AARP, COMDEPIR e OAB homenageiam mulheres negras

publicado em: 31/07/2019

AARP, COMDEPIR e OAB homenageiam mulheres negras

O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial – COMDEPIR, a Associação dos Advogados de Ribeirão Preto – AARP e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, 12ª Subseção de Ribeirão Preto – OAB/RP fizeram uma noite memorável em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

O advogado Juarez Melo, presidente da AARP, e Silvia Helena Seixas Alves, presidente do COMDEPIR, recebeu na sede da Associação o prefeito Antônio Duarte Nogueira, a professora Elisa Lucas Rodrigues, secretária adjunta dos Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Isabella Pessotti, secretária da Cultura de Ribeirão Preto e Felipe Miguel Elias, secretário da Educação, e dezenas de convidados, dentre eles lideranças do movimento social.

Várias mulheres foram homenageadas durante a solenidade, dentre elas Adria Maria Bezzera Ferreira, Aureni Menezes, Claudete Zacarias, Deise Cardoso, Elisandra Pereira, Kelara Yaisa Costa, Isabela Mestriner Machado, Jenifer Beatriz Sousa, Jucilene Sena, Larissa Brito, Lucia Helena Marconato, Marcia Domingues, Marcia Maura Gonçalves, Maria Aparecida Cândida Malaquias, Maria Regina Ricardo, Nara Faustino de Menezes, Nilva Helena Seixas, Patrícia Cardoso, Romã Aandrade, Silva Diogo e Tatiane Leite.
 

25 de julho

Em 1992 a data se transformou em um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Foi instituída a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana.

No Brasil, a Lei nº 12.987/2014 instituiu o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi importante líder quilombola que viveu durante o século 18. Casada com José Piolho, negro que chefiava o quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, assumiu o comando da comunidade revelando-se uma grande líder após a morte do marido.



fonte: Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
endereço:

Rua Otto Benz 1100
Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
CEP 14096-580

telefones:

(16) 3965-5158
Whatsapp:
(16) 3965 5159

Nossa página no Facebook
Nosso Instagram
site by: an.design criação digital